Quando somos questionados sobre nossos sonhos, muitas vezes pensamos logo nas mais grandiosas conquistas que almejamos. São os chamados sonhos a longo prazo.

A faculdade dos filhos, que ainda não completaram seu primeiro ano de idade. A graduação, quando ainda temos mais uns 4 ou 5 anos pela frente. A casa própria, no primeiro dia do emprego. O casamento, no início de um relacionamento.

Vivemos sempre esperando pela felicidade, como se ela pertencesse ao futuro, e nos esquecemos que ela acontece todo dia.

Todos nós somos assim. Difícil não ser.

Mas , na verdade, deveríamos simplesmente aproveitar a caminhada que nos levará até o nosso objetivo maior.

Talvez, com a ambição de chegar tão longe, acabamos por deixar escapar tantos outros sonhos que não são tão grandes, nem tão difíceis de se alcançar, mas que fazem toda a diferença no nosso dia a dia, nós é que não damos a eles a devida importância.

Aliás, a vida nada mais é do que a realização constante de pequenos sonhos. Uma vida sem sonhos é uma vida sem sentido. Arrisco-me afirmar, não é nem mesmo uma vida. Mas, afinal, como realizar nossos sonhos? Devo dizer que o sonho, grande ou pequeno, é construído por etapas. É uma junção de atitudes que você se dispôs a tomar diante da vida, que permitirá realizar até mesmo os sonhos mais ousados.

Precisamos, para começar, mudar a nós mesmos seguindo essas 10 preciosas dicas

1. O sonho não deve ser uma ilusão

Muitos acabam desistindo dos sonhos porque vivem apenas uma ilusão. O sonho é sempre uma idealização e, por isso, nunca sai do papel. Você cria uma ideia, mas não a desenvolve, não a deixa criar vida. Seu sonho precisa ser pautado em fatos reais.


2. Você precisa aprender a enxergar o seu sonho

Seguindo ainda a primeira dica, para que seu sonho deixe de ser apenas uma ilusão, você deve aprender a visualizá-lo como se já fosse algo seu, concretizado.

Se o seu sonho é ser médico, por exemplo, imagine-se como tal. Onde você trabalharia? Qual seria seu salário? Qual seria sua especialidade? E seus pacientes? Como você se vestiria? Como atenderia? Como seria seu consultório?

Quando você materializa seu sonho, ele deixa de ser apenas uma ideia e passa a ter características reais e, com isso, você passa a atraí-lo para si.
Quanto mais definido, mais próximo de ser realizado ele fica.Faça o teste.


3. Qual seu objetivo com esse sonho?

Todo sonho precisa ter uma razão de ser, caso contrário, não há motivação suficiente para alcançá-lo e, consequentemente, ele não se realizará. Simples assim.

Você passa anos estudando e trabalhando arduamente mas, afinal, o que o leva a se dedicar tanto? Vejo que muitas pessoas apenas vivem no modo automático.

Todo mundo tem que estudar e depois trabalhar. É o que aprendemos desde o início. Mas ninguém pára para pensar o motivo, o que se deseja alcançar, afinal? Emprego? Sucesso? Família?

Vejo pessoas investirem tempo e dinheiro para ter sucesso mas, afinal, o que é ter sucesso para você? Ou, porque, de fato, você quer alcançar esse sucesso?

Muitos trabalham a vida inteira infelizes por não terem delimitado claramente o porque dos seus sonhos ou, até mesmo, sem saber ao menos quais sonhos gostariam de realizar.

A vida é tão curta que corremos o terrível risco de passar por ela sem descobrir o que faz nosso coração pulsar e a nossa existência valer a pena.

Os sonhos precisam criar raízes para que sejam concretizados.


4.O que você tem feito para chegar até ele?

Não basta sonhar, você precisa de metas para alcançar seus objetivos. Quais atitudes tem desenvolvido em direção ao seu sonho?Quando você sabe bem o que quer, fica mais fácil enxergar as oportunidades que são apresentadas a nós em todos os instantes.

Seu sonho não se realizará se você continuar seguindo uma vida sem atitudes que te desafiem, que te determinem.
Se você não muda suas atitudes, jamais alcançará algo diferente.

5. Busque a força espiritual

Independentemente da sua religião, ninguém é forte suficiente para conquistar seja lá o que for sozinho.
Muitos serão os obstáculos que nos serão apresentados, e só não desiste quem tem fé no poder de algo muito maior do que toda maldade deste mundo.
Quando você nutre a fé pela vida, em Deus e em si mesmo, você se fortalece e nada nem ninguém será capaz de te derrubar.


6. Comemore os pequenos sonhos

Nossa vida é feita de pequenas conquistas, precisamos aprender a celebrá-las. Cada momento é único, e deve ser pensado como tal.

Vejo que muitas pessoas passam a vida focadas no sonho de amanhã, e deixam de vivenciar inúmeras oportunidades de ser feliz hoje.

Mas acontece que a vida vai transformando situações e pessoas. O que era sonho ontem, amanhã talvez não tenha mais tanta importância, e você acabou deixando de aproveitar tantas e tantas oportunidades.


7. Mude pensamentos, palavras e hábitos

Tudo o que pensamos, de alguma forma, tem poder de mudar o curso da nossa história.

Se você nutre pensamentos positivos, consequentemente sua vida vai ganhando formas condizentes com a realização dos sonhos. Em contrapartida, pensamentos negativos nos vendam os olhos e nos deixam de mãos atadas.

A boca condena, isso é verdade. Se as pessoas soubessem a força daquilo que dizemos, jamais proferiam uma palavra negativa que fosse.

Quando falamos ou pensamos que não somos capazes, consequentemente a vida entende que você realmente não está disposto a lutar pelo o que deseja e, então, pode acreditar, você não realizará sonho algum.

Quando reclama da vida, como se todas as coisas fossem ruins. Minha amiga, a vida vai dar um jeito de te mostrar que ela pode ficar ainda pior.

Por isso, agradeça sempre. Mesmo diante dos problemas, agradeça suas vitórias já alcançadas na vida. Busque o bem, agradeça o bem, e deixe de lado tudo aquilo que não foi bom.

Quando nutrimos pensamentos e palavras positivas, mudamos nossos hábitos. Começamos a agir em prol do nosso sucesso e, consequentemente, ele aparece, como mágica.


8. Tenha foco

Muitas são as distrações no mundo de hoje. Tantas, que facilmente nossos sonhos são substituídos por outros como quando trocamos nossas roupas.

Esse tipo de sonho jamais será realizado, é o que posso te dizer. Caso seja, não terá o doce sabor de dever cumprido. Não nos transformará em pessoas realizadas. Sempre faltará algo. A felicidade sempre estará um passo a nossa frente, nunca ao nosso lado.

Um sonho, para ser duradouro, precisa ter raiz. Precisa ser constante.

Quem sabe bem aquilo que deseja, não aceita qualquer coisa que vier. Luta e conquista por aquilo que sonha.

Mas, não deixe que o foco te tire o prazer de aproveitar as pequenas magias do dia a dia.

Equilíbrio é fundamental.


9. Confie em si mesmo

Nunca, sob hipótese nenhuma, se compare.

Se você tem um sonho, primeiramente, precisa acreditar que é capaz de conquistá-lo.

Não, você não é pior do que ninguém. Se outros conseguiram, não é porque são melhores do que você, e sim porque foram persistentes no próprio sonho.

Ao invés de gastar sua energia com inveja e pensamentos negativos contra si mesmo, especialize-se na busca pelo seu próprio sonho.

Quem se compara, se limita.

Você é capaz e tudo sempre dará certo se você realmente estiver certo do que quer e trabalhar por isso.


10. Seja honesto consigo mesmo

A última dica nada mais é do que um alerta. Seja honesto consigo mesmo. Esse sonho é realmente seu?

Muitas são as histórias de pessoas que se encontram frustradas mesmo com um excelente emprego e salário, mesmo com uma família linda, mesmo viajando o mundo. Por que?

Porque não foram honestos. Não souberam lutar pelos próprios sonhos. Estudaram e trabalharam para conquistar uma vida que não era sonhada. Se casaram sem terem o dom para o matrimônio. Foram a lugares que não o traduziam.

Viveram sonhos que não eram seus.

Por isso, reflita-se.

Qual é, de fato, o seu sonho?

Anúncios